Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de março de 2011

Construção da pedaleira.


   Comecei meu projeto pela pedaleira, (é a parte mais complicada da história).  Eu desejava ter uma pedaleira clássica de 32 notas para interpretar quaisquer músicas para órgão, mas uma de 30 notas também satisfaria esta necessidade. Optei por uma pedaleira reta e côncava,pois a maioria dos órgãos históricos têm esse  formato de pedaleira ( geralmente observei que são retas ). Fiz côncava para ficar um pouco mais confortável para tocar. As radiais e côncavas começam a aparecer nos theater organs.
    Entrei na parte difícil que foi  achar as medidas apropriadas. Consegui através  do Site da AGO (American Guild of Organists), uma planta com as medidas recomendadas por eles, porém tudo em  sistema de pés e polegadas ( sistema anglosaxônico). Depois de muito trabalho foi tudo devidamente transcrito para as medidas métricas que estamos acostumados... enfim, difícil mas não impossível.
   Fuí atrás das madeiras, mas como eu queria os pedais de madeira marfim ...deu um pouco de trabalho para achar,apesar de ser uma madeira cara ,ela é compacta ,cor naturalmente clara ,resistente e não empena com o tempo. Os pedais de sustenidos foram feitos com imbuia que lhe conferem uma cor escura sem precisar adição de corantes. O resto do madeiramento foi feito com madeira canela.
   Após os devidos cálculos a madeira foi adquirida e cortada nas medidas corretas,lixadas, encaixadas parafusadas e coladas , e acabadas com três camadas de selador. O resultado pode ser apreciado na foto acima .

2 comentários: